Direito

Apresentação

Direito

Curso de Bacharelado em Direito

Um dos momentos mais difíceis do vestibulando é decidir qual curso tem mais a ver com suas habilidades. Você tem alguma noção sobre o curso de Direito? Hoje iremos conversar sobre a contribuição desta área do conhecimento para o ensino das Ciências Sociais, cuja responsabilidade é entender a organização e as relações de convivência na sociedade.

A partir de agora você vai ficar sabendo tudo sobre o Curso de Direito, como ingressar nesta área, os diferenciais da FASASETE, e muito mais.

Direito: o que é?

Direito é definido como a ciência que cuida da análise, interpretação, criação e aplicação das normas jurídicas e sociais vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na comunidade, garantindo a inclusão social, ordem e harmonia por meio de regras, sejam elas normas sociais ou leis.

O que se estuda em Direito?

Como mencionado anteriormente, o curso de Direito está inserido no campo de atuação das Ciências Sociais, sendo assim durante os primeiros semestres os alunos cursam disciplinas de Formação Básica das Ciências Sociais como: ciência política, sociologia, filosofia, economia, história, psicologia entre outras.

A medida que o discente avança no curso, são oferecidas disciplinas de Formação Técnica da área de atuação do Direito.

O que se estuda em Direito:

● Direito Civil;
● Direito Penal;
● Direito Empresarial;
● Direito Trabalhista;
● Direito Ambiental;
● Direito Tributário;
● Direito Administrativo;
● Direito Constitucional;
● Direito da Seguridade Social;
● Direito Internacional;
● Direito do Idoso, da pessoa com deficiência e da Criança e do Adolescente;
● Direito do Consumidor;
● Direito Agrário e Urbanístico;
● Direito Notarial;
● Direito Coletivo e Difuso;
● Mediação, Conciliação e Negociação.

É importante lembrar que tanto as disciplinas de Formação Básica como as disciplinas de Formação Técnica exigem um elevado nível de leitura do discente, então é necessário compreender que o gosto pela leitura é essencial, a fim de melhor compreender os conteúdos expostos durante a formação profissional.

Diferenciais do Curso de Direito da FASASETE

O Curso de Graduação em Direito da Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas - FASASETE é do tipo Bacharelado, oferecido na modalidade presencial e possui uma duração de 5 anos (10 períodos/semestres). Oferece formação para um perfil de profissional que seja hábil a entender não somente o Direito, mas, a sociedade em que está inserido.

Garantimos aos alunos os seguintes diferenciais no decorrer da sua graduação:

  • Ensino Diferenciado

É constituído por um Corpo de Professores capacitados e acessíveis para oferecer a melhor formação aos alunos da faculdade. Aqui, nossos docentes são qualificados com Especialização, Mestrado e Doutorado e possuem experiência profissional em suas áreas de docência, garantindo a eficiência no compartilhamento das informações e segurança para a formação profissional dos alunos.

Apresenta um ensino voltado à formação técnica do aluno, que vai além das salas de aula com projetos e programas, como Grupo de Estudos, Programa de Atualização Jurídica Permanente, Programa de Orientação e Técnica para Resolução de Questões (Preparatório para concursos e OAB), Programa de Monitoria, entre outros.

O viés humanístico da formação, como um grande diferencial, se estabelece ainda através de disciplinas obrigatórias como Humanidades, Filosofia, Sociologia, Ciência Política e Teoria Geral do Estado, Educação Étnico-racial, Economia, Psicologia, Comunicação e Expressão, Direitos Humanos, entre outras.

  • Incentivo à Pesquisa

A fim de preparar o acadêmico para um aprofundamento teórico do Direito e enfrentar os desafios da carreira científica, para os que se interessam por está área de atuação, a Instituição dispõe de práticas profissionais com estímulo à pesquisa e publicações, ou seja, programas de iniciação científica para as carreiras científicas de pesquisa e docência, por meio de Programas de Incentivo a Produção Científica, Programas de Tutoria, Grupos de Pesquisa, Revista Jurídica exclusiva do Curso para publicações de alunos e professores, entre outras.

  • Extensão universitária

Com o objetivo de vincular os conhecimentos de ensino e pesquisa em Direito oferecidos pela Instituição com as necessidades sociais do País, Microrregião e município em que o Curso está inserido, o que garante ao estudante de Direito à aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, promovendo a integração do aluno com a sociedade, são oferecidos projetos e programas de viés extensionista que aproxima o estudante da comunidade, como Visitas Técnicas, Projeto Conhecendo o Sistema Prisional, NPJ Itinerante, entre outros, com destaque ao principal projeto de integração social da FASASETE, a Cidadania Universitária que consolida a Responsabilidade Social da FASASETE pelo recebimento do Selo de Instituição Socialmente Responsável da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) anualmente desde o ano de 2014.

  • Integração

Para consolidar a experiência do ensino, pesquisa e extensão, a graduação em Direito oferece projetos que integram de maneira transdisciplinar a referida tríade através do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, Projeto Comunidade Quilombola da Pontinha, Dia Nacional da Consciência Negra e Ações Pedagógicas Interdisciplinares que são desenvolvidas pelos próprios professores, com troca de experiências e interlocução entre as disciplinas, projetos e programas do Curso, realizados dentro e fora das salas de aula.

A Prática Jurídica do Curso de Direito ocorre no Núcleo de Prática Jurídica - NPJ,  com instalações na própria dependência da IES, possui biblioteca própria e uma estrutura adequada às práticas advocatícias, acompanhada de professores advogados, mestres e doutores, para uma melhor experiência prática com a qualidade que o mercado atual exige.

Por que fazer uma graduação em Direito?

Após reconhecer a aptidão pela graduação em Direito, é preciso saber os motivos pelos quais estudar essa área do conhecimento.

Sabemos que o curso de Direito é um dos mais populares, e que apresenta um elevado grau de reconhecimento para aqueles que escolhem esta carreira. Mas, quais os motivos?

  • Diversidade na carreira

O principal motivo pela escolha do Direito está na diversidade de carreiras oferecidas, através deste curso você pode se aperfeiçoar para concorrer a diversos cargos públicos, atuar como advogado, seguir carreira autônoma, ser consultor, entre outras.

  • Conhecimento da Lei

Conhecer a legislação vigente no país, a ponto de identificar direitos nas mais diversas formas, seja como cidadão, consumidor, trabalhador, entre outras.

  • Defender os direitos das pessoas

Ter o conhecimento dos direitos e sua forma de aplicação para defender e ajudar todos aqueles possam estar sofrendo injustiças pelo cerceamento de seus direitos. Certamente, ajudar alguém é uma das situações mais satisfatórias na vida, concorda?

  • Conhecimento para vida

A sólida formação na área do Direito oferece uma atuação para toda a vida, mesmo que o graduado não venha a optar pela inserção no mercado de trabalho de uma carreira Privativa do Bacharel em Direito. Afinal, é importante conhecer os direitos e deveres enquanto cidadão participante do grupo social em um Estado Democrático de Direito.

Perfil Profissional do egresso em Direito

O Bacharel em Direito devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, pode atuar como advogado, defendendo os interesses de seus clientes nas mais variadas áreas do Direito, ou seguir carreira jurídica, analisando as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis. Além destas possibilidades, o curso de Direito prepara ainda para as  carreiras públicas, pois muitas das disciplinas da formação deste profissional são comuns aos principais editais de concurso público. O Graduado em Direito pode atuar nos seguintes cargos públicos entre outros: Delegado de Polícia Estadual ou Federal; Juiz; Promotor de Justiça; Defensor Público, Consultor Jurídico, Procurador Jurídico.

AO SE FORMAR O PROFISSIONAL PODERÁ ATUAR EM DIVERSAS ÁREAS:

  • Advocacia;
  • Meios Alternativos de Solução de Conflitos;
  • Direito Civil;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Agrário;
  • Direito Empresarial;
  • Direito de Minorias;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Contratual;
  • Direito de propriedade intelectual;
  • Direito Penal ou Criminal;
  • Direito Trabalhista e Previdenciário;
  • Direito Tributário;
  • Magistério;
  • Advocacia Pública;
  • Delegacia de Polícia;
  • Magistratura;
  • Defensoria Pública;
  • Ministério Público;
  • entre outras.

Assim, espera-se que o graduado disponha das seguintes características:

  • Postura ética e consciência política e social;
  • Capacidade de interpretar as leis;
  • Facilidade na articulação e exposição de argumentos;
  • Domínio dos conceitos técnicos jurídicos;
  • Visão sistêmica do Direito.

Garantimos formação diferenciada, tornando-os capacitados e aptos para desempenhar suas habilidades no mercado de trabalho. Afinal, o Brasil é consagrado como a nação que oferta mais cursos superiores em Direito no mundo, são cerca de 1.240. Neste cenário competitivo é preciso pensar e ser diferente!

Se você se interessa pela área de Direito e deseja trabalhar em uma das áreas privativas aos Bacharéis em Direito no futuro, aposte em uma Instituição compromissada com o ensino, pesquisa e extensão, venha para a Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas - FASASETE!

Inscreva-se

Inscreva-se

Prof° Me. Sílvio de Sá Batista

 COORDENADOR:

Prof° Me. Sílvio de Sá Batista

Lattes

GRAU: Bacharelado

 ÁREA DE CONHECIMENTO:      Ciências Sociais Aplicadas

 MODALIDADE: Presencial

 TURNO: Noturno

 DURAÇÃO: 05 anos                        (10 Períodos/Semestres)

 CARGA HORÁRIA:

 TELEFONE: (31) 98450-3097

 [email protected]

 INVESTIMENTO: A partir de            R$ 799,00

VAGAS OFERECIDAS: 160          (Vagas totais anuais)

OFERTA: Rua Atenas, Nº 237 - Jardim Europa, CEP: 35701-281, Sete Lagoas - MG, (Ver Mapa)

 ATO REGULATÓRIO:                      Reconhecimento renovado pela Portaria Nº 208, de 25 de junho de 2020, publicada no D.O.U. Nº 128 de 07 de julho de 2020, Seção 1, páginas 82 e 89

 CONCEITO MEC: Nota 04