Semana de Desenvolvimento Docente 2021/1

Organizada pelo NAPED - Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente

Semana de Desenvolvimento Docente 2021/1

Com foco na inovação pedagógica e educação continuada, a FASASETE iniciou suas atividades com a SEMANA DE PLANEJAMENTO DOCENTE organizada pelo NAPED - NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO E EXPERIÊNCIA DOCENTE. O NAPED tem como objetivo propor uma reflexão sobre a prática docente no ensino superior, discutindo as possibilidades pedagógicas em sala de aula, para garantir uma maior aprendizagem dos discentes por meio de ambientes colaborativos e inovadores.
A programação ocorreu entre os dias 25 a 30 de janeiro e envolveu diversos setores da instituição e convidados do grupo AFYA.

Nos dias 25/01 e 26/01 as atividades foram por conta da Equipe de Tecnologias Educacionais do Grupo AFYA, que ofereceu a Capacitação sobre disciplinas Híbridas na Plataforma CANVAS.

Nesta oportunidade a professora Carina Alves ministrou palestra intitulada “Docência e Tecnologia”, seguida do professor que apresentou a estrutura e calendário das disciplinas híbridas a ser seguido pelas Instituições pertencentes ao Grupo Afya Educacional.

No dia 27/01 aconteceram os ENCONTROS PARA PLANEJAMENTO ACADÊMICO nos quais reuniram-se o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Direito.

No dia 28/01 a unidade contou a palestra “REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA” com Camila Soares Gonçalves docente da PUC- MG, que buscou junto aos docentes compreender quais são os principais desafios para docência nesta era digital.

Já no dia 29/01 os docentes participaram da oficina “ELABORAÇÃO E ESTRUTURA DE QUESTÕES - COMO ALINHAR OAB, ENADE E CONCURSOS” com Hellen Bergo da Uniptan docente da UNIPITAN, com o objetivo de elevar a qualidade das avaliações e a melhoria no processo avaliativo dos estudantes.

No dia 30/01, último encontro da Semana de Desenvolvimento Docente a programação iniciou com uma fala da Coordenadora Acadêmica Juliana Brommonschenken, que apresentou o novo Regimento Interno da FASASETE, assim como o novo Regulamento da Avaliação da Aprendizagem, ambos aprovados pelos órgãos colegiados superiores e vigentes a partir do dia 29/01/2020. Aspectos da Instrução Normativa Docente também foram tratados nesta ocasião. O NAPED juntamente aos professores que compõem o GT de Uniformização de procedimentos da Plataforma CANVAS profa. Deilton Brasil, Fabrício Veiga e Tereza Sader ofereceram a oficina “UNIFORMIZAÇÃO E NOVO PERFIL DE TRABALHO NA PLATAFORMA CANVAS” cujo objetivo central é otimizar a organização das atividades na plataforma e agilizar procedimentos pedagógicos dentro das disciplinas. Neste dia também foram apresentados os resultados da Avaliação Institucional 2020.2 e realizada homenagem aos professores que se destacaram que obtiveram destaque no comparativo com resultados de 2019: Geraldo Magela, Paulo Mariotini, Leandro, Fabrício Veiga , Cláudio Diniz, Deilton Brasil e Franklin Dutra. Na oportunidade o coordenador ressaltou o compromisso da unidade em desenvolver a prática docente ancorada nas diretrizes institucionais em articulação com as demandas dos alunos e particularidades de cada profissional. nossa proposta foi justamente ,proporcionar formação continuada do Corpo Docente da FASASETE, para o aperfeiçoamento de estratégias de ensino e aprendizagem, sob um olhar de presente e futuro, com vistas ao desenvolvimento de inovações na prática docente. Com o objetivo de recriar a discussão de estratégias de ensino e aprendizagem e do fortalecimento do vínculo entre docentes e discentes, proporcionar discussões recentes e atualizadas acerca dos novos paradigmas para o ensino jurídico, e os impactos do presente no futuro das instituições; discutir aspectos técnicos normativos e operacionais para conduta docente no semestre corrente; e subsidiar a discussão de estratégias impactem diretamente na qualidade da entrega aos alunos.