CoPPExI

Pesquisa

O mercado de trabalho, atual, exige profissionais com conhecimento teórico e prático, mas também com espírito inovador, que buscam novas ideias e novos conhecimentos. Essa busca deve ser pautada em uma análise crítica e reflexiva para que os novos profissionais, que serão formados, ingressem no mercado de trabalho com uma atuação competente. A realização da Pesquisa Científica visa contribuir com a evolução dos saberes através de um estudo minucioso e sistemático com a finalidade de descobrir fatos ou princípios relativos às diversas áreas do conhecimento humano, ou seja, “solucionar problemas”.

A Pesquisa Científica está diretamente ligada à publicação, seja de um livro, um artigo de periódico, uma comunicação em congresso, uma dissertação, uma tese, etc. Na carreira acadêmica, a publicação científica é fundamental para qualquer processo seletivo, seja para uma Pós-Graduação Strictu Sensu, ou mesmo um concurso para Docência.

O profissional que não faz pesquisa, não publica, perde a oportunidade de aperfeiçoar o seu currículo e de alcançar méritos perante a Comunidade Científica. Além disso, a publicação traz grande visibilidade para o Pesquisador e para a Instituição na qual ele está inserido.

Sendo assim, a existência de grupos de pesquisa, o seu estímulo e a publicação de trabalhos de qualidade são de fundamental importância para a Instituição de Ensino como um todo. Os professores, acadêmicos e os grupos de pesquisa da Instituição, são os atores principais nesse processo e, portanto, devem ser valorizados e capacitados.