CPA

Resultados

A Avaliação Institucional é um processo de aperfeiçoamento e analisa o que já foi e o que está sendo realizado, apresentando os resultados de forma a serem interpretados e utilizados pelos diversos segmentos: gestoresprofessoresalunosfuncionários e comunidade. Sob essa perspectiva, o material e o modo de comunicação favorecem a tomada de decisões em todos os níveis. O retorno dos dados para a análise dos resultados é organizado sistematicamente em cada curso e faculdade, com a participação de professores, alunos e funcionários. Os resultados são analisados numa perspectiva de planejamento intrinsecamente relacionada ao processo de avaliação contínuoevolutivoflexível e confiável, em todos os níveis e modalidades. Trata-se de um processo de retroalimentação, que simultaneamente consolida, sensibiliza e desenvolve ações voltadas para o aperfeiçoamento constante da qualidade em Ensino Superior.

Diante do resultado obtido no processo avaliativo, far-se-á necessário estabelecer diretrizes, visando à melhoria dos pontos frágeis levantados e o fortalecimento Institucional, através de relatórios, e após isso, faz-se imprescindivelmente a elaboração de um Plano de Ação, com a finalidade de sugerir e implantar ações corretivas a fim de minimizar os erros e fixar os acertos.

São realizados seminários com a participação da gestão, coordenação, técnico administrativo e alunos, para divulgação de resultados e apresentação de planos de ações, inerentes a pontos de atenção observados no processo avaliativo.

A pretensão é que os resultados obtidos dos processos avaliativos sejam subsídios para a FASASETE (mantida) e a ESMC - Educação Superior Ltda (mantenedora), para os seguintes pontos de apoio ou indicativos de necessidade de correção da rota, rumo ao sucesso permanente: caminhos para a manutenção da satisfação do corpo docente e técnico-administrativo; subsídio para os setores internos, com equipamentos e materiais de consumo adequados à demanda; indicativos para a promoção da formação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, capazes de se posicionarem de forma consciente e crítica diante da realidade social, política, econômica e educacional brasileira; estímulo à produção científica; indicativos para o fortalecimento da qualidade do ensino; contribuição de dados para o desenvolvimento regional, por meio da formação de profissionais na área de conhecimento e nos campos do saber oferecida pela FASASETE, que atendam ao mercado de trabalho, de forma diferenciada, propiciando a melhoria da qualidade de vida da população.

Todos os resultados são analisados e discutidos em cada segmento da comunidade acadêmica, em encontros institucionais. Há um esboço de um caminho sendo definido a partir da análise dos documentos e resultados dos ciclos avaliativos, sobretudo no que diz respeito ao processo de reestruturação em que está inserida a FASASETE. Ações consideradas como subsídios importantes, para a CPA/FASASETE, e que corroboram com o grau de envolvimento da comunidade acadêmica nos procedimentos e planejamento estratégico.

Nesta visão, a avaliação é pensada como instrumento de transformação, não apenas da qualidade de ensino, mas da qualidade institucional como um todo, e, em consequência, dos serviços prestados à comunidade, através do aprimoramento constante do ensino, da pesquisa e da extensão, na busca do atendimento de seus anseios. Diante das perspectivas ou orientações levantadas, pode-se dizer que, atualmente, é, praticamente, unânime a compreensão de que uma avaliação institucional contínua, global e formativa, conduz a IES a um aumento de suas relações sociais e pedagógicas.

Nesse processo de sentido formativo, a IES pode alcançar uma melhor definição de papéis e compromissos de todos os envolvidos em cada segmento da instituição. Desta forma, considera-se que a avaliação tem a possibilidade de reafirmar o sistema de valores dominantes da instituição, definidos em sua missão, formação sólida e humanística, o caráter científico e pedagógico, dentro de um processo democrático.