NAPED

Apresentação

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), no âmbito da estrutura organizacional da FASASETE, caracteriza-se como um órgão de apoio didático-pedagógico aos professores, subordinado à Coordenação de Graduação, constituindo-se um instrumento de acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação das práticas pedagógicas dos cursos de Graduação da Instituição.

Tem como foco principal a Formação Continuada e a atualização docente. O Núcleo busca ampliar e promover diálogos, troca de experiências e a realização de oficinas sobre metodologias ativas de Ensino e Aprendizagem para os professores do Ensino Superior.

Objetivos

São objetivos do NAPED:

  • Orientar e acompanhar os professores sobre questões de caráter didático-pedagógico;
  • Promover a permanente atualização do corpo docente a partir de projetos específicos;
  • Contribuir com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) nos processos avaliativos institucionais;
  • Contribuir com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) no processo de elaboração, desenvolvimento e reestruturação do Projeto Pedagógico, visando a sua permanente melhoria, objetivando a efetivação da missão institucional;
  • Acompanhar periodicamente as atividades do Núcleo de Apoio Discente (NAD);
  • Desempenhar as demais atividades que recaiam no âmbito de suas competências e aquelas delegadas ou definidas pela Coordenação de Ensino;
  • Qualificar, sistematicamente, os processos educativos do sistema de ensino da Instituição, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais.

O NAPED ainda visa desenvolver as seguintes ações:

  • Fomentar discussões e práticas focadas nos fundamentos pedagógicos da docência universitária;
  • Promover o debate e a implementação de atividades focadas nas tendências pedagógicas contemporâneas, enfatizando as temáticas do planejamento, do processo de ensino e aprendizagem, das técnicas de ensino e da avaliação da aprendizagem;
  • Analisar semestralmente os resultados da autoavaliação institucional, no âmbito das reflexões didático-pedagógicas dos cursos de Graduação;
  • Acompanhar os professores, de forma coletiva ou individualizada, nos processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades docentes;
  • Promover cursos de formação continuada de acordo com as inovações acadêmicas e demandas apresentadas pelos docentes;
  • Promover espaços coletivos de reflexão sobre a docência universitária, realizados periodicamente.

Coordenação

COORDENADORA:

Juliana Rodrigues Brommonschenken Dias