NPJ

Apresentação

O NPJ (Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas), presta serviço de atendimento jurídico à população carente de Sete Lagoas e dos municípios e distritos que compõem a comarca de Baldim, Cachoeira da Prata, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá e Santana de Pirapama. Atende ainda aos seguintes distritos, Amanda, São Vicente, Doutor Campolina, Fechados e Silva Xavier, através da assistência jurídica gratuita.

As atividades práticas desenvolvidas compreendem as áreas: cível, penal, trabalhista, constitucional e administrativo,  com enfoque na família e no adolescente, bem como a prestação de  assistência consultiva em todas as áreas do direito civil, sendo atividades que além de aproximar o acadêmico da prática real da advocacia, permite que os mesmos conheçam a realidade social da população e ainda se preparem para a fase prática do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Os estagiários dos , , e 10º períodos  do Curso de Direito prestam serviço de orientação e aconselhamento jurídico, elaboram peças processuais, fazem o acompanhamento dos processos em trâmite, e acompanham as audiências de seus respectivos processos.

O Núcleo de Prática Jurídica oferece também ao cidadão Setelagoano o Programa de Mediação e Conciliação a todo e qualquer litígio relativo a direitos patrimoniais disponíveis envolvendo pessoa  física capaz.

Complementando o atendimento jurídico prestado no ambiente do NPJ, o Projeto NPJ Itinerante leva orientação jurídica para dentro das comunidades através de parcerias com escolas e entidades públicas da região.

Desde de sua criação em 20 de outubro de 2014, já foram distribuídos 323 processos físicos e 58 processos eletrônicos, sem contar com consultas e expedição de guias de desarquivamentos, sendo que o impacto econômico, em termos de valores de distribuição de ações da comunidade carente já ultrapassou a marca de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), meio milhão de reais, benefícios de extrema relevância para essa classe social que anseia   pela pacificação de conflitos.

CORPO DOCENTE

COORDENADOR

 Igor Alves Noberto Soares - Doutorando e Mestre em Direito Processual pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

ORIENTADORES/PROFESSORES

   Fabrício Veiga Costa    -    Doutor
 Igor Alves Noberto Soares - Mestre  e Doutorando
 Tereza Cristina Sader Vilar - Mestre
   Adriano Cotta de Barros e Silva - Especialista

ADMINISTRATIVO

SECRETARIA NPJ

 Jéssica Barbosa Santos

HORÁRIO

 09:00h às 18:00h

ACADÊMICOS MATRICULADOS

O corpo discente do NJP FASASETE são alunos regulares do curso de Direito matriculados nos , , e 10º períodos