extensão
A Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas – FASASETE, em consonância com sua missão e considerando as diretrizes nacionais para as IES, propõe-se a discutir uma política de extensão universitária articulada com o ensino e a pesquisa para concretizar a inclusão social, a formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano.
Para continuar atingindo seus objetivos e firmar-se como Instituição de Ensino
Superior de referência, sendo um centro de excelência do ensino, um "ethos" institucional, busca implantar projetos de iniciação científica e atividades de extensão.
Essa realidade institucional está caracterizada não apenas pela abrangência do saber e pela geração de condições efetivas de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mas também pelo compromisso com um projeto pedagógico institucional qualitativo de seus cursos presenciais e a distância, e com o processo de desenvolvimento cultural e científico da comunidade a que serve, constituindo-se em centro irradiador da cultura e do saber.
As atividades de extensão são norteadas pela COPPEXI (Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização), com o apoio da Diretoria, Secretaria Acadêmica e das Coordenações de Curso e do Núcleo de Práticas Jurídicas.
Áreas Temáticas
As ações e os programas de extensão na Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas se desdobrarão nas seguintes áreas temáticas, segundo as perspectivas apresentadas no Projeto Pedagógico do Curso de Direito:
• Ética, inclusão e cidadania no combate à Desigualdade;
• Diversidade cultural e os novos sistemas: releitura da justiça, dos direitos humanos, da democracia e organização social;
• Sistemas de justiça e tutela de direitos individuais e coletivos;
• Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação nas normas e prática jurídica.
responsabilidade social
A Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas, considerando o contexto de contínua transformação científica, tecnológica, econômica, social, emocional, ética, sustentável e inovadora propõem a criação e desenvolvimento de um Programa de Responsabilidade Social, que envolva todas as partes interessadas no desenvolvimento da instituição e do entorno onde ela se encontra inserida, buscando garantir o compromisso de formar profissionais, cidadãos e sujeitos que entendam e enfrentam, com lucidez e atitude reflexiva a dinâmica do desenvolvimento do mundo global.
Ao desenvolver um Programa de Responsabilidade Social, a Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas, por meio de sua missão institucional e demais diretrizes internas, desenvolve suas atividades tendo como objetivo:
Ø ser presença ativa e significativa no entorno socioambiental-econômico e cultural de maneia propositiva e sustentável onde estão inseridas;
Ø manter e elevar, permanentemente, o nível da qualidade dos serviços educacionais que oferece, no sentir de fazer concreta a sua missão;
Ø estar presente entre a comunidade e empresas de Sete Lagoas e região, a partir da intensa relação com a identidade regional.
Respondendo ao compromisso social oriundo da sua missão, a Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas empreenderá ações tanto para o seu público interno, quanto para o seu público externo, contemplando as seguintes áreas:
Ø Valores, Transparência e Governança.
Ø Público Interno.
Ø Meio Ambiente e Territorialidade.
Ø Fornecedores.
Ø Consumidores e Clientes.
Ø Comunidade e Sustentabilidade.
Ø Governo e Sociedade.
Visando o desenvolvimento de diretrizes e políticas de sustentabilidade, a metodologia a ser seguida está fundamentada na proposta pelo Instituo Ethos, referência nas discussões e implementação de programas de Responsabilidade Social:
1. Vontade política responsável da diretoria.
2. Realizar um diagnóstico da situação.
3. Ações corretivas ou de adequações iniciais.
4. A eleição de um Representante da Direção (RD).
5. Definir uma equipe de trabalho.
6. Política da Responsabilidade Social.
7. O Planejamento da Responsabilidade Social.
8. Elaboração dos procedimentos de Responsabilidade Social.
9. Auditorias internas.
10. Ações corretivas.
11. Se for o caso, auditoria de certificação.
Nesse sentido, a Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas propõe o desenvolvimento de ações que busquem a melhoria do nível da qualidade do ensino e do ambiente socioambiental-econômico e político-cultural em que estão inseridas, considerando que esta melhora proporciona a construção do conhecimento formal e informal pelas partes interessadas que são sujeitos responsáveis pela transformação de si mesmo, da sociedade e do mundo.
CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS
A Clínica de Direitos Humanos é um projeto de extensão permanente de responsabilidade e transformação social, vinculado ao Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito da Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas. A partir do olhar multidisciplinar, o projeto busca promover a formação popular emancipatória (Educação Popular) e acompanhar os casos de transgressões aos Direitos Humanos, sejam elas de natureza coletiva ou individual.
A equipe é formada pelo Professor Me. Igor Alves Noberto Soares e pelos discentes Jonathan Ferreira, Iara Faria e Matheus Augusto, e consta com ampla frente de trabalho em rede, a fim de entender a efetividade dos Direitos Humanos em Sete Lagoas e região.
Para atender ao seu fim precípuo, a Clínica de Direitos Humanos tem por objetivo:
Realizar pesquisas sobre a efetividade dos Direitos Humanos, seja na análise dos casos levados às Cortes Internacionais ou aos órgãos do Estado-Judiciário.
Ø Elaborar propostas de intervenção social e executá-las em rede.
Ø Criar estratégias de formação popular em Direitos Humanos, com intensa parceria junto às associações, comunidades de base, sindicatos e outras entidades.
Ø Participar das discussões políticas sobre a efetividade dos Direitos Humanos em Sete Lagoas e região.
Ø Elaborar pareceres técnicos sobre os casos apreciados.
Ø Buscar a solução pacífica dos conflitos.
Ø Encaminhar os casos de transgressão aos órgãos competentes.
Ø Participar das discussões do processo legislativo.
Ø Organizar a comunicação entre a rede de atendimento.
A Clínica de Direitos Humanos conta com vários parceiros, entre eles a Comissão Pastoral da Terra, a Defensoria Pública de Minas Gerais, a Diocese de Sete Lagoas, o Ministério Público de Minas Gerais, sindicatos, entre outros.
Dimensão Social
A atuação da Clínica de Direitos Humanos junto à Ocupação Cidade de Deus foi extremamente importante para tutelar o direito à moradia digna, com destaque para o acordo extrajudicial publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais em 1º de julho de 2022. A Ocupação Cidade de Deus, ocupação urbana em um terreno do Município de Sete Lagoas, sofreria com decisão de reintegração ode posse determinada pela Vara da Fazenda Pública de Sete Lagoas. A partir de um recurso interposto pela Clínica de Direitos Humanos, houve suspensão da decisão de reintegração de posse.
O caso foi remetido à Central de Mediação e Conciliação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e, com a intervenção da Mesa de Diálogos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, o caso foi resolvido com a homologação de acordo entre as partes, o que permitiu a permanência das famílias no território.
São noventa e quatro famílias, cuja organização territorial notabilizou-se por constantes conflitos oriundos do processo de empobrecimento causado pela pandemia da COVID-19, bem como da violência familiar. Portanto, a realização do acordo foi extremamente importante para viabilizar a proteção dos direitos fundamentais das pessoas em processo de vulnerabilidade social.
A atividade foi amplamente divulgada na mídia e pode ser conferida em:
https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/mediacao-busca-resolver-reintegracao-de-posse-em-sete-lagoas.htm#.YxTMSXbMLIU
Na mesma dimensão, incentivam-se as práticas para preservar as identidades e as formas de participação da comunidade na cena geral da sociedade de Sete Lagoas. Por isso, a Clínica de Direitos Humanos marcou presença nas atividades ecumênicas para a celebração da fé e a formação popular em Direitos Humanos.
Dimensão Ambiental
A Clínica de Direitos Humanos acompanhou, junto à Ocupação Cidade de Deus e à Diocese de Sete Lagoas, as questões ambientais atinentes à utilização do solo e ao amplo aproveitamento dos recursos. Na ocupação, por exemplo, foram incentivadas a criação de hortas comunitárias e a organização urbana do território, com destaque para a escorreita deposição dos rejeitos humanos e da construção de casas sustentáveis (em parceria com a ONG Teto).
Ao ocupar um território próximo às áreas de proteção ambiental, a Ocupação Cidade de Deus precisará criar estratégias para a máxima utilização dos recursos, a fim de incentivar a prática de uma economia popular solidária.
Ainda na dimensão ambiental, vale rememorar as campanhas coletivas e institucionais para descarte consciente do lixo eletrônico, a fim de obstar a contaminação do meio ambiente. Essa campanha, de natureza permanente, envolve estudantes e toda a comunidade externa, a fim de evidenciar nova postura sobre o lixo eletrônico em nossas cidades.
certificados
Aqui você tem acesso aos certificados de eventos e cursos de extensão ofertados pela FASASETE. Insira o número de sua matrícula ou CPF para localizá-los.
Caso algum certificado não apareça em sua lista, entre em contato com a Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI).
COORDENADOR:
Larrisa Noelli Gonzaga Costa Moreira
LOCAL: Rua Atenas, Nº 237, Jardim Europa, CEP: 35701-281, Sete Lagoas/MG (Ver no mapa)