CPA- Comissão Própria de Avaliação
Buscando sempre a excelência do ensino, a FASASETE realiza um trabalho de qualidade que a caracteriza e a acompanha desde a sua criação: "Qualidade em Ensino Superior". Muitas ações e atitudes implantadas e que estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) resultaram dos processos avaliativos internos, com a participação dos segmentos da comunidade acadêmica e da Avaliação Institucional Externa.
O setor de Avaliação Institucional Interna da Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas - FASASETE segue as orientações gerais para a autoavaliação das Instituições de Ensino Superior, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Instituído pela Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, o SINAES se fundamenta na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.
A Comissão Própria de Avaliação da FASASETE se mobiliza para oferecer aos discentes, docentes e colaboradores da faculdade melhores condições para o pleno desenvolvimento das suas atividades. Concebe a CPA FASASETE que a Autoavaliação Institucional oportuniza a reflexão crítica sobre diferentes dimensões que constituem a vida da faculdade. A leitura criteriosa e orientada da realidade fomenta a construção de conhecimentos e a produção de diretrizes para a tomada de decisão.
Desse modo, assume seu papel político e técnico para a construção e consolidação da cultura avaliativa como prática educativa. E exige uma dinâmica de práticas avaliativas sustentada na construção de relações de cooperação entre os diferentes segmentos da faculdade, com vistas a favorecer não só o compartilhamento de informações, mas principalmente a criação de um ambiente de construção coletiva de leitura e produção de conhecimento sobre o trabalho que é desenvolvido no interior da faculdade, para o seu aperfeiçoamento.
O processo de implantação da CPA se mostrou uma tarefa desafiadora, pois, como todo processo, envolveu a desconstrução de modos de funcionamento muito consolidados e, de outro, a implementação de processos que atendam a uma nova perspectiva para enfrentar os problemas educacionais. Perspectiva esta que tem como núcleo central o esforço comum, cooperativo e solidário dos diferentes setores que integram a FASASETE, visando à expansão da excelência nas atividades acadêmicas: Ensino, Pesquisa e Extensão.
Registre-se, portanto, que a CPA FASASETE e a IES estão atuando em todas as alterações trazidas pelo novo marco regulatório, e, com isso, já se colocam a planejar as ações futuras e a executar outras de imediato, vez que a autoavaliação deve partir de uma análise crítica permanente e contínua da IES como um todo. Em tempos de mudanças, estas não podem ser negligenciadas. Então, impõe-se avaliar a FASASETE em sua estruturação e dinâmica, conforme se depreende da análise da referida Lei Federal, art. 3º e seus incisos, bem como da Nota Técnica emanada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) via Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) que, por intermédio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior, editou e publicou a Nota Técnica (DAES) INEP/DAES/CONAES Nº 65 (NT65).
Neste sentido, segundo a NT65 devem ser focalizados 5 eixos fundamentais por dentre os quais se dividem as 10 Dimensões estabelecidas na Lei Federal em testilha, correspondendo cada uma delas a um dos incisos do art. 3º:
- Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional, cuja dimensão pertinente é a estabelecida no inciso VIII - “planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional”;
- Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional, que abrange as dimensões estabelecidas nos incisos I e III, respectivamente, “missão e o plano de desenvolvimento institucional” e “responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural”;
- Eixo 3 - Políticas Acadêmicas, compreendendo as dimensões descritas nos incisos II, IV e IX, quais sejam: “a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades”, “a comunicação com a sociedade;” e “políticas de atendimento aos estudantes”;
- Eixo 4 - Políticas de Gestão, envolvendo as dimensões insculpidas nos incisos V, VI e X: “as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho”, “organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios” e “sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior”;
- Eixo 5 - Infraestrutura Física, correspondendo à dimensão descrita no inciso VII, “infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação”.
A CPA FASASETE já deixa assinalado que os resultados ora obtidos são analisados também com o olhar do novo marco regulatório, o que auxilia no aperfeiçoamento de suas ações e planejamentos, na esteira do que já ocorre, também, com a IES.
CPA FASASETE
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas - FASASETE é uma comissão legítima pela sua composição, de natureza consultiva e deliberativa, com a atribuição de conduzir os processos de avaliação institucional internos da instituição e de sistematização das informações. Os membros que compõem a CPA são representantes da Comunidade Acadêmica da FASASETE: a Coordenação que a preside, representante docente, representante discente, representante técnico-administrativo da Instituição e o representante da Sociedade Civil Organizada.
A autoavaliação da FASASETE tem como objetivo precípuo o aprimoramento, a mudança e a manutenção das ações a serem executadas na Instituição. Para realização do trabalho efetivo e para que este seja legítimo, a Comissão Própria de Avaliação conta com a participação, na sua composição, de todos os segmentos da comunidade acadêmica:
- 02 (dois) professores no segmento docente, o primeiro eleito mediante votação entre os pares, o segundo indicado pela Direção, que também exercerá a Coordenação da Comissão;
- 02 (dois) acadêmicos no segmento discente, eleito pelos pares;
- 02 (dois) representante da Sociedade Civil Organizada, convidados a comporem a Comissão.
Vale ressaltar que as responsabilidades inerentes a cada envolvido são de acordo com a representatividade, tornando-os co-partícipes de todo o processo, garantindo a eficiência do processo avaliativo. Para obter os indicadores da comunidade acadêmica, a CPA utiliza sítio eletrônico, correio eletrônico e atendimento local e por telefone, além de reuniões por setor/curso. Assim, a FASASETE trabalha a avaliação em suas diversas dimensões, de forma integrada, buscando uma coerência dos procedimentos aplicados à Comunidade Acadêmica, através de ações transformadoras, atendendo ao compromisso social da Instituição, cuja proposta consta no PDI da IES.
Os objetivos mais importantes para esta Comissão Própria de Avaliação (CPA), considerada sua função precípua, é buscar o aperfeiçoamento de seus processos avaliativos institucionais sob a perspectiva estampada no Eixo 1 e dimensão correspondente, valendo salientar que a realização deste objetivo impõe aperfeiçoar continuamente as diversas fases de tais processos de maneira a adequá-los a tal desiderato.
Daí o planejamento estratégico geral de atuação desta CPA: implicar Programa de Autoavaliação Institucional que se apoia fundamentalmente nas seguintes fases:
- planejamento do cronograma de execução das pesquisas para o ciclo que se abre e ajustamento do existente, se necessário;
- preparação do plano de ação específico de cada pesquisa a ser realizada no ciclo;
- sensibilização da comunidade acadêmica e externa visando sua participação efetiva nas pesquisas e de forma espontânea;
- execução dos planos de ação referente às pesquisas e coleta de dados decorrentes de manifestações espontâneas;
- tabulação, análise e apreciação dos resultados obtidos e dados coletados;
- elaboração de relatórios parciais e integral;
- divulgação de relatórios e oitiva da comunidade acadêmica, com contribuição efetiva para revisão de PDI, PPI, Projetos Pedagógicos, etc.;
- (re)avaliação da pertinência/eficiência do processo de avaliação e/ou dos planos de ações específicos de avaliação e das ações institucionais decorrentes da apropriação das informações e sugestões da CPA.
Ressalte-se que, embora o INEP disponibilize ferramentas de avaliações para fins de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de Cursos de Graduação, além de Credenciamento e Recredenciamento de IES, que auxiliam a aprimorar sua qualidade, não possuem estas o alcance da autoavaliação produzida por uma CPA.
Neste sentido, a CPA FASASETE deve ir além do disposto em tais instrumentos (específicos para as finalidades para as quais foram desenvolvidos), abordando questões eminentemente regionais e ligadas à identidade e autonomia institucional, bem aderentes e coerentes com sua missão e responsabilidade social sob tal perspectiva, submergindo todas as Dimensões definidas pela Lei do SINAES.
composição
Ato de Designação pela Portaria Nº 001 - 24 de maio de 2019
metodologia
Para articular o modelo de gestão e os indicadores de qualidade às ações avaliativas é feito um levantamento preciso de indicadores, que dependem, essencialmente, dos seus objetivos e das metas a serem alcançadas, tudo em consonância com a Missão Institucional, aos seus princípios e valores. A avaliação, assim entendida, constitui-se como um eixo condutor institucional e da gestão, permitindo o acompanhamento e os ajustes necessários à execução do seu planejamento, conforme prevê um dos objetivos contidos em seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, qual seja: “o de garantir que os resultados da Avaliação Institucional sejam utilizados para reforçar, corrigir rumos, capacitar, embasar tomada de decisões, sempre em prol do aperfeiçoamento humano e intelectual de toda comunidade acadêmica”.
Outro aspecto que deve ser enfatizado é a percepção contínua e subsidiária da avaliação, sendo, nesse caso, uma fonte de dados para a tomada de decisões, constituindo-se, assim, num guia para o aprimoramento, mudança ou manutenção das ações executadas ou a serem executadas na Instituição. Trata-se, portanto, de um processo “cíclico, criativo, renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição” (INEP: 6; 2004). Para isso, a Comissão Própria de Avaliação - CPA da FASASETE terá como propostas, avaliar, discutir, sugerir e monitorar as ações que deverão ser corrigidas na IES ao longo do processo, sendo uma constante, fazendo com que haja consenso das ações na comunidade acadêmica.
Vale ressaltar que as responsabilidades inerentes a cada envolvido são de acordo com a representatividade, tornando-os coautores de todo o processo, garantindo a eficiência do processo avaliativo. Para obter os indicadores da comunidade acadêmica, a CPA utiliza sítio eletrônico, correio eletrônico e atendimento local e por telefone, além de reuniões por setor/curso. Assim, a FASASETE trabalha a avaliação em suas diversas dimensões, de forma integrada, buscando uma coerência dos procedimentos aplicados à Comunidade Acadêmica, através de ações transformadoras, atendendo ao compromisso social da Instituição, cuja proposta consta no PDI e PPC da IES.
Ao assumir nossas fragilidades, não obstante, há a certeza de que nossas potencialidades estão entre excelentes índices de satisfação e que se destacam nesse ciclo. Destaca-se nos processos avaliativos da FASASETE, um setor de Avaliação Institucional Interna que coordena, planeja, analisa e identifica através das pesquisas, pontos a melhorar e também suas potencialidades. Para a execução de todas as etapas do processo, o setor conta com a Comissão Própria de Avaliação da FASASETE e os Comitês de representantes de turma, compostos pela representatividade de dois líderes de cada turma e da Coordenação de Curso numa perspectiva de concepção avaliativa que privilegie o compromisso com o processo, tanto quanto com os resultados nos seus diversos estágios, além dos indicadores do NPS (Net Promoter Score), que tem como responsável a coordenadora da CPA FASASETE, podendo assim, analisar referidos dados com os dados apresentados pela CPA, como forma de aprimorar o processo de avaliação bem como desenvolver planos de ações.
Ao assumir nossas fragilidades, não obstante, há a certeza de que nossas potencialidades estão entre excelentes índices de satisfação e que se destacam nesse ciclo. Destaca-se nos processos avaliativos da FASASETE, um setor de Avaliação Institucional Interna que coordena, planeja, analisa e identifica através das pesquisas, pontos a melhorar e também suas potencialidades. Para a execução de todas as etapas do processo, o setor conta com a Comissão Própria de Avaliação da FASASETE e os Comitês de representantes de turma, compostos pela representatividade de dois líderes de cada turma e da Coordenação de Curso numa perspectiva de concepção avaliativa que privilegie o compromisso com o processo, tanto quanto com os resultados nos seus diversos estágios, além dos indicadores do NPS (Net Promoter Score), que tem como responsável a Coordenadora da CPA FASASETE, podendo assim, analisar referidos dados com os dados apresentados pela CPA, como forma de aprimorar o processo de avaliação bem como desenvolver planos de ações.
Essas etapas são estruturadas pela autoavaliação e vai desde a sensibilização da comunidade acadêmica; discussão dos parâmetros de avaliação; elaboração/reestruturação dos instrumentos de avaliação dos segmentos avaliados; definição dos instrumentos e técnicas; coleta de dados; aplicação dos instrumentos; tabulação dos dados da avaliação; tratamento qualitativo-quantitativo da análise dos resultados; divulgação dos resultados; indicação de ações para aprimoramento do setor; indicação de ações para o aprimoramento do sistema da avaliação interna; emissão de relatórios; e no replanejamento e acompanhamento de ações para o aprimoramento dos processos.
O sistema informatizado adotado pelo FASASETE permite que a comunidade acadêmica como um todo acesse os questionários por meio de login e senha individual e sem que seja possível sua identificação, permitindo desta forma que o usuário tenha confiança no sigilo das informações e respostas dadas no processo. Além disso, propiciou as seguintes vantagens:
- agilidade na coleta e no processamento dos dados;
- maior confiabilidade e fidedignidade dos dados;
- maior benefício com menor custo de operação;
- maior comodidade do usuário;
- não constrangimento do avaliador em poder expressar a sua opinião, entre outros.
A utilização de questionários eletrônicos permitiu que a pesquisa abrangesse igualmente todos os períodos do curso, bem como a totalidade do Corpo Docente e Técnico-Administrativo, vez que facilitou não só a obtenção, como também o tratamento dos dados, de modo que sua tabulação e consequente geração de gráficos pertinentes para análise e interpretação deram-se a partir do uso de ferramentas automatizadas do próprio sistema adotado, acelerando o processo como um todo.
Os questionários foram construídos pela CPA FASASETE, a partir da observação analítica do ambiente acadêmico e dos discursos nele coexistentes, além de oitiva dinâmica de coordenadores, docentes, discentes e técnicos-administrativos.
A técnica empregada buscou simplificar ao máximo o acesso ao questionário acadêmico, envolvendo simultaneamente, estudantes, professores e corpo técnico-administrativo, sendo todos comunicados da pesquisa institucional CPA em andamento.
Para medição das atitudes, empregou-se essencialmente a Escala de Likert (criada em 1932 pelo norte-americano Rensis Likert, a escala de Likert mede as atitudes e o grau de conformidade do respondente com uma questão ou afirmação), com os devidos cuidados para se evitar o Efeito de Halo (Edward Thorndike), o que significa que buscou-se evitar que a organização das perguntas se desse de tal forma que o participante da pesquisa pudesse criar um estereótipo institucional a partir da resposta dada a uma única pergunta.
A partir do ciclo avaliativo 2019, ainda que tenha havido aperfeiçoamentos contínuos dos questionários eletrônicos, estes estruturaram-se fundamentalmente a partir da ideia subjacente de uma “Régua de Satisfação”, a qual pode ser assim descrita em relação a cada variável pesquisada:
Tabela 1: Régua de Satisfação
- Pontuação 5 ou mais dos aspectos atendidos - NÃO NECESSITA DE INTERVENÇÃO;
- Mais de 4,5 e menos de 5 dos aspectos atendidos - NECESSITA DE PEQUENAS INTERVENÇÕES;
- Pontuação 4 dos aspectos atendidos - NECESSITA DE INTERVENÇÃO SISTEMÁTICA;
- Abaixo da pontuação 4 dos aspectos atendidos - NECESSITA DE INTERVENÇÃO URGENTE.
Resultados
A Avaliação Institucional é um processo de aperfeiçoamento e analisa o que já foi e o que está sendo realizado, apresentando os resultados de forma a serem interpretados e utilizados pelos diversos segmentos: gestores, professores, alunos, funcionários e comunidade. Sob essa perspectiva, o material e o modo de comunicação favorecem a tomada de decisões em todos os níveis. O retorno dos dados para a análise dos resultados é organizado sistematicamente em cada curso e faculdade, com a participação de professores, alunos e funcionários. Os resultados são analisados numa perspectiva de planejamento intrinsecamente relacionada ao processo de avaliação contínuo, evolutivo, flexível e confiável, em todos os níveis e modalidades. Trata-se de um processo de retroalimentação, que simultaneamente consolida, sensibiliza e desenvolve ações voltadas para o aperfeiçoamento constante da qualidade em Ensino Superior.
Diante do resultado obtido no processo avaliativo, far-se-á necessário estabelecer diretrizes, visando à melhoria dos pontos frágeis levantados e o fortalecimento Institucional, através de relatórios, e após isso, faz-se imprescindivelmente a elaboração de um Plano de Ação, com a finalidade de sugerir e implantar ações corretivas a fim de minimizar os erros e fixar os acertos.
São realizados seminários com a participação da gestão, coordenação, técnico administrativo e alunos, para divulgação de resultados e apresentação de planos de ações, inerentes a pontos de atenção observados no processo avaliativo.
A pretensão é que os resultados obtidos dos processos avaliativos sejam subsídios para a FASASETE (mantida) e a ESMC - Educação Superior Ltda (mantenedora), para os seguintes pontos de apoio ou indicativos de necessidade de correção da rota, rumo ao sucesso permanente: caminhos para a manutenção da satisfação do corpo docente e técnico-administrativo; subsídio para os setores internos, com equipamentos e materiais de consumo adequados à demanda; indicativos para a promoção da formação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, capazes de se posicionarem de forma consciente e crítica diante da realidade social, política, econômica e educacional brasileira; estímulo à produção científica; indicativos para o fortalecimento da qualidade do ensino; contribuição de dados para o desenvolvimento regional, por meio da formação de profissionais na área de conhecimento e nos campos do saber oferecida pela FASASETE, que atendam ao mercado de trabalho, de forma diferenciada, propiciando a melhoria da qualidade de vida da população.
Todos os resultados são analisados e discutidos em cada segmento da comunidade acadêmica, em encontros institucionais. Há um esboço de um caminho sendo definido a partir da análise dos documentos e resultados dos ciclos avaliativos, sobretudo no que diz respeito ao processo de reestruturação em que está inserida a FASASETE. Ações consideradas como subsídios importantes, para a CPA/FASASETE, e que corroboram com o grau de envolvimento da comunidade acadêmica nos procedimentos e planejamento estratégico.
Nesta visão, a avaliação é pensada como instrumento de transformação, não apenas da qualidade de ensino, mas da qualidade institucional como um todo, e, em consequência, dos serviços prestados à comunidade, através do aprimoramento constante do ensino, da pesquisa e da extensão, na busca do atendimento de seus anseios. Diante das perspectivas ou orientações levantadas, pode-se dizer que, atualmente, é, praticamente, unânime a compreensão de que uma avaliação institucional contínua, global e formativa, conduz a IES a um aumento de suas relações sociais e pedagógicas.
Nesse processo de sentido formativo, a IES pode alcançar uma melhor definição de papéis e compromissos de todos os envolvidos em cada segmento da instituição. Desta forma, considera-se que a avaliação tem a possibilidade de reafirmar o sistema de valores dominantes da instituição, definidos em sua missão, formação sólida e humanística, o caráter científico e pedagógico, dentro de um processo democrático.
documentos
Portaria Alteração Membros da CPA
Relatório Institucional 2022/2023
Portaria Alteração Membro da CPA
Relatório de Atividades da CPA - 2023/1
Apresentação de Resultados para Discentes CPA - 2022/2
Avaliação Institucional - Discentes e Curso - 2022/2
Relatório de Atividades da CPA -2022
Representante Discente CPA -2022
Avaliação Institucional - Alunos x Curso 2021.2
Apresentação de Resultados para Discentes CPA 2022/1
Apresentação de Resultados para Discentes CPA 2021/2
Apresentação de Resultados para Discentes CPA 2021/1
Relatório de Atividades da CPA 2021
Edital de Eleição da Representatividade do Seguimento Discente da CPA Nº 01/2021
Relatório Integral Ciclo 2018/2020 - CPA
Apresentação de Resultados para discentes CPA 2020/2
Avaliação Institucional - Aluno x Curso - 2020/2
Apresentação de Resultados CPA e NPS 2019/2
contato
Localização
Rua Atenas, Nº 237, Jardim Europa, CEP: 35701-281, Sete Lagoas/MG,