8 filmes que todo estudante de Direito deveria assistir

Férias acabando e nada melhor do que divertir e aprender ao mesmo tempo.

Uma das maneiras mais divertidas de aprender é vendo filmes. E para os estudantes de Direito e profissionais da área, existem vários filmes que podem auxiliar bastante o conhecimento sobre a área da advocacia.

Com o fácil acesso a internet, é comum e importante que o estudante procure outras formas, diferentes das tradicionais. O cinema pode proporcionar insights poderosos que não surgirão facilmente estudando por livros didáticos e cursos.

Abaixo, você verá 8 filmes para advogados que são interessantes e traz grandes ensinamentos sobre o mundo do Direito. Aproveite a leitura!

1.O Júri

O Júri é um filme baseado na obra de John Grisham, advogado e escritor de ficção estadunidense. Inclusive, o autor tem diversos livros conhecidos e que podem ser interessantes para todo jurista, visto que são baseados na experiência que o autor teve enquanto atuava como advogado.

Trata-se de um filme que envolve suspense e drama. Ele narra a história de uma viúva que contrata um advogado para processar uma empresa de armamento, pois acredita que esta era responsável pela morte de seu marido.

No momento do júri, a companhia acusada contrata um especialista para selecionar os jurados. Ao longo da trama, é possível entender como a corrupção e a manipulação dos jurados podem influenciar na decisão do Tribunal do Júri e na sentença de uma ação.

Esse é um dos filmes para advogados de todas as áreas de atuação, visto que demonstra como esse problemas podem afetar drasticamente o resultado de um processo e ocasionar injustiças.

2.Roe X Wade

Roe vs Wade é um documentário da Netflix de 2018, que analisa as leis sobre o aborto nos Estados Unidos e os efeitos do caso Roe vs Wade, julgado em 1973. Esse caso é muito conhecido, pois foi por meio dele que a Suprema Corte dos Estados Unidos reconheceu o direito das mulheres interromperem voluntariamente uma gravidez.

Ao longo dos anos, conforme as mudanças no judiciário, o entendimento foi mudando, ora acreditando que o aborto deveria ser permitido, ora julgando que deveria ser proibido.

Baseado em um caso real, ele demonstra como o Direito é influenciado pelas crenças e ideais de um grupo dominante ou de um determinado momento. Por isso, é indispensável para todo profissional, que precisa fomentar o pensamento crítico sobre a área jurídica como um todo.

3.Os 7 de Chicago

Esse é um dos filmes para advogados que está disponível na Netflix. O longa-metragem conta a história real da manifestação ocorrida nos Estados Unidos contra a guerra do Vietnã. Tal fato ocasionou confrontos violentos entre a polícia e os manifestantes.

No fim, 7 pessoas que organizaram os protestos foram levadas a juízo. Assim, o filme narra o julgamento deles e demonstra como a justiça não é igual para todos, levantando questões sobre racismo e injustiças ocasionadas pelo próprio poder judiciário.

4. A informante

Outro filme para advogados que é baseado em fatos reais. O longa conta a história de uma policial, Kathy Bolkovac, que entrou em uma operação das Nações Unidas com o objetivo de pacificar a Bósnia, que tinha passado por um conflito bastante complicado.

Ao viajar para o país e começar os trabalhos, ela descobre que a própria ONU encobria um esquema de tráfico de mulheres para exploração sexual no local.

Embora a trama possa ser pesada para alguns, o filme aborda um tema muito comum na sociedade: tráfico de pessoas e a corrupção dentro de grandes organizações, visto que até na ONU esse problema se apresentou.

5.Erin Brockovich: uma mulher de talento

Um grande clássico do cinema estrelado por Julia Roberts. Conta a história de Erin, uma mulher que tem 3 filhos e que trabalha em um pequeno escritório de advocacia.

Quando descobre que a água de uma pequena cidade está sendo contaminada, espalhando diversas doenças entre os seus habitantes, ela decide investigar o caso por conta própria, conseguindo até a permissão do chefe para isso.

Ao longo do filme, a personagem utiliza de todas as suas qualidades para convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela. Assim, ela conseguiu um processo que valia 333 milhões de dólares.

6.Carandiru

Uma das produções brasileiras mais conhecidas, esse é um dos mais importantes filmes para advogados criminalistas. Isso porque ele retrata uma realidade que esses profissionais se deparam diariamente quando atuam com clientes encarcerados.

O filme conta a história real do massacre de Carandiru, o maior presídio da América Latina, ocorrido em 1992. Feito sob o olhar do médico que se ofereceu para realizar o trabalho de prevenção ao HIV no local, mostra a dura realidade dos detentos, a superlotação, a precariedade dos serviços da prisão e a desumanização dos presos.

Por outro lado, o filme também demonstra o lado romântico e sonhador dos homens que cumpriam pena no local.

7.O advogado do Diabo

O advogado do Diabo é um excelente filme para se pensar sobre a ética na advocacia. O filme de 1997 gira em torno de um advogado de sucesso, estrelado por Keanu Reeves, que foi contratado pelo maior escritório de advocacia de Nova Iorque.

Ao longo do filme, o profissional, que ganha um bom salário e diversos benefícios, enfrenta missões complicadas, como planejar a defesa de um homem acusado de triplo homicídio.

Ademais, por se envolver muito no caso, o personagem começa a dar menos atenção a sua esposa, que começa a ter visões demoníacas.

8. A menina que matou os pais/ O menino que matou meu pais

Filme brasileiro que retrata a história de Suzane Von Richtofen, que matou os pais Manfred e Marísia von Richthofen na perspectiva da mandante. Também foi lançado, ao mesmo tempo, o filme "O menino que matou meus pais", centrado na ótica do executor.

O crime chocou o país tanto pela atrocidade e violência com que foi executado, quanto pela frieza dos mandantes do crime. Porém a descoberta das evidências trouxe à tona a inexperiência do autores e a confissão do assassinato.

Esse é um filme que aborda um dos casos mais violentos e emblemáticos que ocorreram no Brasil, a condenação e a repercussão até hoje das reviravoltas sobre liberdade condicional da mandante.


Os filmes que tratam de assuntos ligados ao Direito, são uma janela ampla para quem tem a intenção de construir uma carreira, facilitando o entendimento dos processos de persuasão do júri e além disso, procurar e analisar os pequenos deslizes nas falas dos envolvidos nos casos.

Se você está na dúvida sobre qual curso de graduação escolher, gostar desse tipo de filme certamente é um indicativo de afinidade com a profissão, podendo ser até um motivo para cursar Direito.



Então, vamos maratonar?