Ensino Digital: por que fazer uma graduação a distância (EAD)?
O Ensino Digital, também conhecido como EAD ou graduação a distância, é uma modalidade de educação em que o processo de aprendizagem ocorre de forma remota. Ou seja, o estudante não tem a necessidade de assistir às aulas em um lugar específico.
Isso somente é possível graças ao uso de tecnologias de informação e de comunicação, que estão cada vez mais interativas. Com o avanço da realidade virtual será possível, por exemplo, criar campus estudantis no metaverso, onde os alunos vão estudar e conviver com seus avatares. Já pensou?
Por enquanto, o que está bastante disseminado é um modelo com plataformas digitais para acesso aos conteúdos complementares, às atividades e até às próprias aulas ao vivo. Apesar de ter sido reconhecida recentemente, a graduação a distância existe desde a década de 1990.
Foi o barateamento dos custos de produção e o contínuo avanço dos aparelhos que possibilitou mais pessoas terem acesso ao EAD. Hoje, uma ampla gama de faculdades públicas e particulares oferece cursos neste modelo aos seus alunos.
A seguir, elencamos vários motivos pelos quais você deveria ingressar no Ensino Digital em uma unidade Afya. Confira e faça a sua melhor escolha!
Flexibilidade que deixa você mais livre
A graduação a distância permite que o estudante personalize sua jornada de aprendizagem, adaptando-a à sua rotina e objetivos específicos. Esta modalidade de ensino proporciona mais autonomia e conveniência, sendo ideal para quem já trabalha durante oito horas por dia e precisa conciliar as duas atividades.
Visto que as aulas ao vivo são gravadas, você pode simplesmente assisti-las em outro momento, quando for mais conveniente. Não é ótimo?
Além da liberdade de horários, não podemos deixar de falar da flexibilidade para estar onde quiser enquanto for um estudante de EAD. Desde que você tenha internet, não vai perder nenhum conteúdo ou prova se decidir ou precisar viajar.
Acesso a uma diversidade de cursos e instituições
Falando em estar em qualquer lugar, residir em uma cidade com poucas opções de faculdades não é mais um problema. Você pode se candidatar a uma graduação a distância em outro estado a quilômetros da sua casa.
Tem uma boa instituição de ensino superior por perto, mas que não oferece seu curso dos sonhos? Mesma coisa. Basta você pesquisar até encontrar a faculdade com a grade que mais faz seus olhos brilharem e inscrever-se no vestibular.
Vale lembrar que, a maioria das universidades brasileiras atualmente aceitam a nota do Enem como forma de acesso. Ou seja, em vez de fazer um vestibular tradicional, você poderá escolher a edição em que foi melhor para participar do processo seletivo!
Redução de custos e economia de tempo
Estudar presencialmente é algo custoso. Não apenas porque as mensalidades costumam ser mais caras, mas também porque é preciso gastar dinheiro com deslocamento e alimentação na rua, o que pode pesar no orçamento.
Além disso, tempo é um recurso quase sempre mais valioso que dinheiro. Dispender horas no trânsito, encarando o transporte público, para chegar ao campus da faculdade é mesmo algo a ser analisado de perto para ver se vale a pena.
Você trocaria isso pelo poder de simplesmente acordar, levantar e abrir o seu notebook para assistir a uma aula? Então, a graduação a distância será com certeza sua melhor escolha.
Tecnologia com recursos virtuais para o aprendizado
Quem aí tem uma bateria social fraca? Prefere conversar por mensagem do que pessoalmente e curte muito jogos on-line? Bom, a graduação a distância pode ser muito melhor para você do que imagina.
Você vai precisar interagir com seus colegas de turma e professores. No entanto, isso vai acontecer principalmente por meio dos fóruns da plataforma que sua faculdade disponibilizar e pelos grupos no WhatsApp ou no Telegram.
É verdade que certas reuniões para discutir projetos e trabalhos poderão exigir uma videochamada, mas dificilmente alguém vai cobrar que você abra a câmera caso não se sinta confortável.
Desenvolvimento de soft skills essenciais
Disciplina e autogerenciamento de tempo serão fundamentais para que você realmente aprenda e consiga se sair bem nas avaliações do seu curso. Afinal, nenhum professor ou colega estará ao seu lado para cobrar atenção na graduação a distância.
Este senso de responsabilidade que a independência impõe lhe será muito útil no mercado de trabalho. Portanto, não encare isso como um fardo, mas como uma oportunidade de crescimento acelerado quando ainda há uma margem de erro tolerável.
De qualquer forma, para quem estará adepto à presença constante da tecnologia nos estudos, usar ferramentas como o Todoist, o Google Agenda e o Asana vai ser fácil. Com elas, você vai conseguir se organizar muito melhor para não perder nenhum prazo.
Gostou deste conteúdo? Conheça os nossos cursos disponíveis.