SESSÃO SOLENE PARA ABERTURA DO AGOSTO LILÁS
Na noite da última segunda-feira, (7), o dia foi marcado pelos 17 anos da Lei Maria da Penha e aconteceu na Câmara Municipal de Sete Lagoas, uma Sessão Solene em prol da luta contra a violência à mulher, um projeto da vereadora Carol Canabrava. Há 17 anos, o Brasil colocava em prática uma ferramenta de grande importância no enfrentamento à violência doméstica e aos crimes praticados contra a mulher.
Participaram da Sessão, pessoas ligadas diretamente aos movimentos de luta contra à violência doméstica, como a nossa querida professora Tereza Sader.
Além dela, estiveram presentes a Delegada da Polícia Civil, Valquíria Barreto, a vereadora Heloísa Frois, a aluna da FASASETE com o projeto Mulheres Vivas, Bárbara Guimarães, os projetos Mulheres Vivas, Empoderadas e Instituto Amadas além da Guarda Municipal, o Conselho Municipal do Direito das Mulheres (CMDM) e, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Sete Lagoas.
De acordo com a delegada Valquíria Barreto, “a Lei Maria da Penha não é só um caso de polícia, é também de saúde pública, do município, de educação. Precisamos de políticas públicas para atuar frente a esse problema. Precisamos acolher essas mulheres, ouvir e entender a real necessidade delas e assim, começar a transformação desse cenário.”
Já a professora Tereza Sader, ressaltou a importância da rede de apoio para as vítimas de violência doméstica e o quanto isso favorece na cura e no enfrentamento da situação.
As vítimas de violência em razão de gênero, bem como toda a sociedade, devem comunicar os casos à polícia. As situações de flagrante devem ser direcionadas à Polícia Militar, no telefone 190. Os casos de crimes recorrentes devem ser comunicados ao Disque-Denúncia (181). As vítimas podem procurar ainda, a Delegacia da Mulher de Sete Lagoas que está localizada na rua Jovelino Lanza, no bairro Jardim Arizona.